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Nova Embalagem Amaciante Comfort

Vencedor em Mercado - Forma - 2021

Data de lançamento: 01/03/2021

Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica

Tags: comfort, Unilever, frasco, tampa, floral, e-commerce, varejo físico, forma, formato

Empresa vencedora: Unilever (www.unilever.com.br)
Design: MN Design
Convertedor: Alpla Brasil (convertedor frasco) / Alemolde Injeção Termoplásticos (design e convertedor tampa) / CCL Industries Brasil / Flexoprint Labels / Klabin / WISE
Brand owner: Unilever


País: Brasil


O design do conjunto garrafa (frasco de perfume) e tampa (flor) incita o consumidor sobre o que esperar do novo Comfort, e ao mesmo tempo direciona otimização da cadeia produtiva desde a matéria-prima, distribuição até descarte. A tampa floral tem um papel chave em ganho de percepção de valor. Com a garrafa em formato de frasco perfume e tampa com copo dosador adequado, o consumidor consegue ter uma boa pega, além de dosar o produto corretamente para ter a melhor experiência de uso. Além disso, destaca-se o fato de os novos frascos terem sido desenhados para distribuição via e-commerce.

O principal benefício do produto é o perfume, traduzido por elementos florais no rótulo. Os mesmos elementos estão no shape do frasco e da tampa, entregando o conceito. O frasco foi projetado para permitir uma área de visualização da marca igual ou maior a que a dos demais players de mercado.

A tampa floral comunica os benefícios do mix, permitindo a correta dosagem e potencializando a experiência no processo de cuidado com a roupa. O rótulo e mídia explicam o porquê de o frasco ser cinza, educando o consumidor sobre o que é plástico reciclado, tema novo para o mercado brasileiro.

A primeira mudança perceptível foi o aumento de altura do conjunto frasco/tampa, combinado com formato harmônico remetendo a um frasco de perfume, melhorando facing em gôndola. A tampa com formato de flor potencializa a experiência e entendimento do consumidor em perceber os benefícios do produto.

Os frascos são compostos de 50% de plástico reciclado, deixando de consumir 900 tons de plástico virgem/ano. Com cálculo de engenharia reversa, aumentamos em torno de 20% o número de frascos por pallet, ou seja, menor emissão de CO2, e acrescentamos cerca de 20% o número de cavidades nos moldes