O evento

Objetivo

O Fórum ABRE de Economia Circular acontece no momento onde o mundo dos negócios e de capitais passa a ser avaliado pelo ESG - a conduta das empresas nas esferas ambiental, social e de governança.

Estamos falando de futuro, de perenidade das empresas e sua competitividade, de construção de valor.

Como estamos incorporando estes aspectos e fazendo parte desta transformação?

O Fórum ABRE tem o objetivo de harmonizar os direcionamentos da cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo rumo à economia circular, analisando e discutindo os movimentos já em curso, o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva, pós consumo e sociedade, e o que vem pela frente. 

Nesta jornada, o evento irá analisar o porquê deste movimento – que sim, cada vez mais impacta os negócios, quando e de que forma ele se aplica, como ele é construído, e a partir desse olhar calcado no 'golden circle’, fomentar que cada empresa esteja atenta e preparada às perspectivas de futuro das cadeias de consumo e ressignificação do impacto ambiental – positivo e negativo – em nossa sociedade.

O evento trará diferentes interlocutores nacionais e internacionais, novas perguntas e provocações, muitos insights e direcionadores, a partir das seguintes abordagens:

  • A mudança está acontecendo mesmo?
    Como empresas de consumo estão movendo o seu portfólio de produtos e embalagens para maior circularidade, como estão envolvendo a cadeia de fornecedores, quais as perspectivas.
  • Novos índices na pauta
    Quais são as métricas ambientais que guiam as marcas no lançamento de novos produtos – e como elas têm sido aplicadas e seus desdobramentos.
  • Reuso: nem tudo é sobre reciclagem!
    Um bate-papo exploratório sobre os direcionadores publicados pela Fundação Ellen MacArthur – guia de cabeceira das grandes empresas de consumo mundialmente, sobre REUSO no lar, na loja, via dispenser, via refil.… este caminho se aplica no Brasil?
  • Sustentabilidade não é uma ciência exata, e sim uma nova premissa de negócios, focada em competitividade, diferenciação, valor e valor compartilhado.
    Como o Design pode ser uma ferramenta estratégica para construir o olhar holístico, pontes e diálogos para novos caminhos. 
  • E o Consumidor? Colocamos ele no jogo?
    Como criamos um diálogo transparente, envolvente, engajador. É desafiante, sabemos! 
  • E a cadeia pós-consumo? O que está dando certo, como escalamos?
    A circularidade vai além do ambiente da indústria, estamos falando de todo o ecossistema da cadeia pós consumo, revalorização e destinação adequada.
Já avançamos muito sim! Como avançamos mais?

Patrocínio

Apoio Especial

Apoio

Realização