Programa

 

Dia 07/10/2014

 
7h15 - 8h00 Credenciamento / Welcome coffee

8h00 - 8h20 Abertura

8h20 - 8h50

As diretrizes de negócios na indústria de embalagem hoje e amanhã (*)

Thomas Schneider
Presidente da WPO - World Packaging Organisation


8h50 - 9h40

Visão estratégica sobre os drivers de competitividade da indústria de embalagens em seus negócios (*)

Thomas Reiner
Sócio-Diretor da Berndt+Partner GmbH

Um panorama estratégico da indústria de embalagens no mundo
Onde estão as forças e as fraquezas do setor
Como avaliar a evolução e amadurecimento desta indústria globalmente
Como uma empresa pode ser competitiva neste cenário


9h40 - 10h30

Renda e consumo: o que esperar para os próximos anos

Fernando de Holanda Barbosa Filho
Professor e Pesquisador do IBRE - FGV

O panorama econômico social do Brasil
Os reflexos da maior presença da mulher no mercado de trabalho e do envelhecimento populacional
A relação do consumo com a renda e o crédito e perspectivas para os próximos anos


10h30 - 11h00 Momento Networking e visita à exposição

11h00 - 11h45

A embalagem à frente na competitividade (*)

Marco Bernasconi
Vice-Presidente Global de Embalagem da Nestlé

Como fazer da embalagem o elemento estratégico de valor de marca em uma grande corporação
Como desenvolver soluções competitivas num mercado altamente sensível a preço
Como entregar valor aos consumidores por meio da embalagem fortalecendo os valores da empresa


11h45 - 12h30

Os rumos do setor de alimentos industrializados no Brasil

Sylvia Leão
Vice-Presidente de Marketing e Inovação da BRF

Tendências em desenvolvimento de produtos nos mercados de atuação da empresa


12h30 - 14h00 Almoço e visita à exposição

14h00 - 14h45

A sustentabilidade como ferramenta de competitividade

Ana Galego
Gerente Regional de Sustentabilidade de Embalagens da Unilever

Como a empresa vê o futuro do seu segmento de atuação, calcado na premissa da sustentabilidade, e como isso transformará o mercado


14h45 - 15h30

Prototype to Learn - Case de sucesso por meio do Design Thinking (*)

Jonathan Dien – Sócio e Designer da Gravitytank
Jason Boon – Gerente Global de Design da Kimberly-Clark

Busca-se com esta palestra trazer ao mercado brasileiro um maior conhecimento sobre a metodologia internacionalmente conceituada do Design Thinking orientada tanto para a busca de soluções de problemas de performance de produtos / embalagens ou mesmo de processos, como metodologia para a assertividade nos processos de inovação.

Entendendo a grande tendência mundial de aplicação do Design Thinking como metodologia para solucionar problemas e orientar de forma consistente e certeira os processos de inovação em produtos e embalagens ou a busca de melhoria em fluxos operacionais.
Jason e Jonathan vão partilhar o seu trabalho usando como exemplo a Kimberly-Clark que utilizou essa abordagem para apoiar a transformação da empresa que partiu de um foco em produtos para um foco em experiências de consumo. Além de proporcionar uma melhor compreensão dos consumidores, a tangibilidade da Prototipagem ajuda as equipes a contar histórias dentro de suas empresas e assim construir a convicção necessária para trazer inovações ao mercado.


15h30 - 15h50 Momento Networking e visita à exposição

15h50 - 16h20

Desenvolvimentos recentes de adesivos com ou sem solvente para laminação de embalagens flexíveis (*)

Volker Dreja
Gerente de Negócios Europeu e Mundial de Adesivos para Embalagens Flexíveis da COIM


16h25 - 16h50

O que os consumidores realmente querem? Tendências globais de consumo alinhadas com inovação de produtos (*)

Alessandro Bulfon
Diretor Geral da Divisão de Máquinas para Bens de Consumo da Coesia

Um olhar profundo para as últimas tendências mundiais de consumo
Alguns  exemplos  de  como  diferentes  empresas  ao  redor do mundo transformam tendências em vantagem competitiva


16h55 - 17h25

Mudança de paradigma e marketing do vidro: B2B e B2B2C (*)

Saga Shoffner
Vice-Presidente de Comunicações Globais e Marketing de Marca da Owens-Illinois (O-I)

Movimentação de commodity para valor
Mudança de percepção e início do movimento
O molho secreto


17h30 Encerramento

 

Dia 08/10/2014

 
7h15 - 8h30 Welcome coffee

8h30 - 8h50 Abertura

8h50 - 9h40

Os rumos do varejo no Brasil com foco na operação estratégica dos multicanais

André Svartman
Gerente Geral de Marketing Varejo do GPA

Quais são os pilares da estratégia de multicanais
Quais os direcionamentos que a estratégia de multicanais traz para as indústrias de bens de consumo e embalagens
A visão do GPA em relação ao comportamento e os anseios dos consumidores brasileiros e a dinâmica de compras
Como o GPA enxerga o desenvolvimento do varejo no Brasil


9h40 - 10h30

A inovação como aliada da competitividade

Alexandre Sanchez
Vice-Presidente de Operações da Brasil Kirin


10h30 - 11h00 Momento Networking e visita à exposição

11h00 - 11h45

Mondelēz International: Os principais desafios na América Latina sob o ponto de vista da indústria de snacks (*)

Sergio Perelman
Diretor de Desenvolvimento e Pesquisa de Embalagens para a América Latina da Mondelēz

Como a Mondelēz International vê a dinâmica do mercado de snacks na América Latina
Quais são os principais desafios que esta indústria enfrenta
Como esses desafios são traduzidos em estratégia de embalagens para snacks
Como esta estratégia é traduzida em desafios para a cadeia de valor da embalagem


11h45 - 12h30

Tendências em desenvolvimento dos mercados de atuação e produtos

Camille Kaufmann
Gerente Regional de Desenvolvimento de Embalagens, Inovação e Melhoria Contínua da Reckitt Benckiser

As oportunidades para os produtos de higiene doméstica no Brasil e como a Reckitt Benckiser está cumprindo as novas exigências de mercado


12h30 - 14h00 Almoço e visita à exposição

14h00 - 14h45

Buscando a diferenciação para entregar valor às revendedoras e aos consumidores

Camila Storel
Gerente Senior de NPE & D da Avon


14h45 - 15h30

Encontrando o mercado do futuro agora: posicionando-se à frente da concorrência (*)

Seth Starner
Presidente da NewNorth for Innovation

Esta palestra trará um olhar para o futuro. Se 65% das profissões do futuro ainda não foram inventadas, quais dinâmicas de negócios estarão por traz delas e como isto poderá impactar empresas calcadas nos modelos tradicionais? Como será a dinâmica dos negócios na era da tecnologia, interação, e práticas mais enxutas e extremamente dinâmicas de atuação? É possível se aliar a elas?

As novas dinâmicas de mercado, como start ups, incubadoras, processos de cocriação: o que trazem de diferente para o ambiente de negócios.
Como sua empresa pode se beneficiar destes novos modelos, formando parcerias para ganhar agilidade e potencializar os processos de inovação.
Os métodos que são utilizados para esse tipo de estudo e como implantar algumas ações dentro das organizações.
Estudo de caso: o olhar da Amway para as novas dinâmicas de negócios.
A compreensão de como olhar para o mercado de uma maneira mais abrangente e assim se colocar à frente da concorrência. Ferramentas básicas para compreender que o ‘design thinking’ aplicado como ferramenta para desenvolvimento de projetos tem um papel importante no auxílio à criação de valor e crescimento das empresas.


15h30 - 15h50 Momento Networking e visita à exposição

15h50 - 16h20

Inovar para servir o cliente e gerar novos negócios para a cadeia do plástico

Márcia Pires
Pesquisadora Sênior da Braskem

Conheça o papel da inovação dentro de uma indústria química e petroquímica e sua contribuição para o constante desenvolvimento do mercado de embalagens, com foco em Polietileno e Polipropileno.
Descubra como a inovação pode ser uma ferramenta essencial para a solução de desafios enfrentados pelo mercado.
Conheça também o processo de inovação dentro da Braskem e como, com base em sua experiência e conhecimento, a empresa se dedica a entender as necessidades de seus clientes e, de maneira colaborativa, entregar grandes novidades para o setor.


16h25 - 16h50

Protegendo a sua marca - Tendências em regulações de segurança de alimentos para embalagens: uma perspectiva global e para a América Latina (*)

Monika Tönnießen
Gerente de Segurança de Produtos e Assuntos Regulatórios | Europa da Henkel


16h55 - 17h20

A ciência por trás das mais modernas tecnologias de impressão e etiquetagem inline (*)

Jose Gomes
Vice-Presidente América Latina da Videojet


17h30 Encerramento

 

(*) Palestras com tradução simultânea




PATROCÍNIO OURO


PATROCÍNIO PRATA



EXPOSITORES