Formação de Profissionais em Embalagem

Comitê de EducaçãoO Comitê de Assuntos Estratégicos, em parceria com o Comitê de Educação, inseriu em sua pauta a elaboração de referência sobre a Formação de Profissionais em Embalagem. O objetivo principal é introduzir nos currículos tradicionais de nível superior e pós-graduação, uma visão sistemática da cadeia produtiva de embalagens, sua importância estratégica para a empresa e para a sociedade, e um breve panorama sobre os critérios de desenvolvimento.

A partir desta cobertura, estes profissionais poderão entender a complexidade e importância do tema, sendo motivados a buscar especialização caso venham a ter interface com o desenvolvimento de embalagens em suas carreiras profissionais.

O desenvolvimento deste trabalho foi baseado no resultado do estudo do Comitê de Assuntos Estratégicos / GfK Brasil que mostrou a múltipla formação dos profissionais que detém poder de decisão sobre o desenvolvimento de embalagem.

A grade curricular para a Formação de Profissionais em Embalagem será enviada como recomendação às principais universidades do país.

 

Grade Curricular

Matéria: Embalagem como componente estratégico da sociedade contemporânea

História e papel da embalagem na sociedade

  • História e evolução da Embalagem
  • Embalagem no mundo contemporâneo: Papel social, econômico e ambiental
  • Funções da embalagem (proteção, acondicionamento, transporte, ferramenta de marketing)
  • Mercado nacional e internacional

Sistema Embalagem e sua gestão

  • Funções básicas das embalagens: conter, proteger, transportar, informar
  • Sistema Embalagem e de cada nível envolvido
  • Noções de cadeia produtiva
  • Como gerenciar o sistema embalagem
  • Tipos de projetos de embalagem

Embalagem como ferramenta de marketing

  • Embalagem – Transmissão da imagem da empresa
  • Embalagem – Canal Direto de Comunicação
  • Integração da embalagem no marketing mix
  • Tendências e hábitos de consumo
  • Categorias e Segmentos

Gestão de Valor: Custo X Qualidade X Benefício

  • Diferenciar percepção e realidade: comportamento do consumidor e decisão de compra
  • Definição de valor: benefício / custo
  • Estratégias para aumentar o valor percebido
  • Valor ao longo da cadeia produtiva da embalagem
  • Equação de valor da embalagem: como avaliar a alternativa de embalagem que entrega maior valor ao consumidor

Design de Embalagem: estrutural e visual

  • O design e sua importância estratégica para os negócios
  • Análise e definição do posicionamento frente à concorrência
  • Estratégias de design para um produto e para linhas de produtos
  • Projeto integrado: design estrutural e design visual
  • Funcionalidade, ergonomia e maquinabilidade
  • Comunicação eficiente através da forma, das cores e das imagens
  • Inovação, identificando oportunidades em cenários altamente competitivos
  • Megatendências e seu impacto nos produtos e no design de embalagens
  • Ecodesign, projetando para a sustentabilidade
  • Como contratar serviços de design, elaborar um briefing e avaliar um projeto

Principais aplicações da embalagem na indústria de bens de consumo e características dos materiais

  • Principais grupos de materiais de embalagens
  • Propriedades dos materiais
  • Processos de fabricação de embalagens
  • Características dos produtos relevantes para a escolha da embalagem
  • Testes de estabilidade e estimativa de vida de prateleira
  • Adequação do sistema produto/embalagem/ambiente

Distribuição, estoque e PDV

  • Cadeia de Suprimentos: conceitos, estrutura e responsabilidades
  • Demanda
  • Lead time
  • Estoque
  • Transporte
  • Requisitos da embalagem de transporte
  • Canais de distribuição e ponto de venda
  • SRM (Supplier Relationship Management)
  • Logística reversa

Sustentabilidade

  • Definição e Diretrizes de Sustentabilidade
  • Rotulagem Ambiental
  • Conceitos de Análise de Ciclo de Vida e Pegada de Carbono
  • 7Rs
  • Indicadores ambientais.

Regulamentações para Embalagens

  • Informações obrigatórias na Rotulagem
  • Legislação sobre Embalagens que entram em contato direto com o produto (alimentos/cosméticos/outros)
  • Embalagens para produtos perigosos
  • PCR – Reciclado pós consumo

Estudo de caso