Pequenas empresas estão mais otimistas com a economia


O otimismo das pequenas empresas nunca esteve tão alto. É o que aponta um levantamento do Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a pesquisa, o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) avançou 5,8 pontos em junho se comparado a maio, e atingiu o patamar de 93,7 pontos. Foi o maior incremento detectado desde agosto de 2020. As informações são do Diário do Comércio.

“Os donos de pequenos negócios já estão percebendo a melhora na economia, o que reduz o pessimismo futuro. Além disso, eles acreditam que o Banco Central terá sensibilidade e reduzirá a taxa de juros, que está sendo mantida em um patamar injustificável”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ele ainda ressalta que, caso os juros não caiam, a confiança dos donos de pequenos negócios pode apresentar queda novamente. “Mais dificuldades no acesso a crédito, menos consumo e dinheiro circulando na economia e redução de empregos. Esses são alguns dos exemplos de como a taxa básica de juros afeta diretamente as micro e pequenas empresas. Para que o horizonte favorável seja mantido, é preciso que o Banco Central faça a sua parte”, observa.

O IC-MPE é a composição dos três índices de confiança dos principais setores da economia: Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. No mês de junho, todos apresentaram incremento.

Confiança de pequenas empresas avança no comércio

Após meses de oscilações, a confiança das pequenas empresas do comércio começou a apresentar sinais de recuperação. Em junho, o índice apresentou forte alta de 9,6 pontos e atingiu o patamar de 94,9 pontos, o maior nível desde outubro de 2022 (98,1 pontos).

“A recuperação gradativa do mercado de trabalho, o aumento da massa salarial e a desaceleração da inflação refletiram nesse resultado”, explica Lima. A alta do setor foi observada em todos os segmentos.

(Fonte: Panorama Farmacêutico, 03 de setembro de 2023)