Miguel Bahiense

Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos

Miguel Bahiense

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em MBA profissional de Comunicação Empresarial pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Tese defendida na pós-graduação: “A comunicação de ações socioambientais para o fortalecimento da imagem institucional da indústria do PVC”.

Possui vasta experiência nas questões ambientais que envolvem a cadeia produtiva dos plásticos e na área de marketing, comunicação e relacionamento com os diversos setores da sociedade, tais como mídia, Governo, formadores de opinião etc.

Atualmente ocupa o cargo de Presidente da Plastivida – Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto Brasileiro do PVC e no Instituto Nacional do Plástico (INP) exerce o cargo de Diretor Superintendente, onde também tem a função de Gerente de Projeto do Programa Setorial Think Plastic Brazil, parceria do INP com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Plastivida atua para disseminar que os plásticos são uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento sustentável, apresentar para a sociedade as suas qualidades técnicas e ambientais, sua versatilidade e reciclabilidade. Promove ações de educação ambiental sobre o consumo consciente, o descarte correto dos plásticos e a importância da reciclagem.

Já o Instituto Brasileiro do PVC existe para reunir e divulgar conhecimento técnico-científico sobre este plástico. O Instituto tem o propósito de difundir a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade.

O INP é uma entidade que tem foco, principalmente, nas questões tecnológicas do setor, atuando como ONS-51 – Organismo Normativo Setorial – em conjunto com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica, para a criação e revisão das normas de plásticos, além de desenvolver o Programa TPB.